Oficinas
Oficina Corpo Antropófago: métodos de criação em dança e performance
Como proposta formativa, nos últimos anos, Mari Paula vem ofertando sua oficina ´Corpo antropófago´ em festivais e centros de dança do Brasil e Espanha.
DESCRIÇÃO
A oficina é um exercício de reflexão sobre os processos do pensar-fazer corporal. A proposta dirige-se à todas as pessoas que desejam repensar sua maneira de perceber e abordar a linguagem corporal na dança e na performance. A metodologia baseia-se na técnica de dança contemporânea, nos conceitos de alteridade (condição de ser outro) e nos conceitos da Antropofagia Cultural (corrente artística difundida pelo Modernismo Brasileiro). Nesta proposta se atualizará a ideia de antropofagia cultural: “comer, digerir e apropriar de uma ação cultural” e se aplicará ao campo do corpo em movimento, de forma híbrida e inclusiva.
OBJETIVOS
-
Capacitar os alunos a entenderem a expressividade corporal como fator antropófago e de alteridade.
-
Expandir possibilidades criativas e técnicas para os artistas das artes vivas, tornando conhecidas novas ferramentas corporais.
-
Promover a reflexão / ação sobre a criação e alcançar novos limites de expressividade.
METODOLOGIA
Bloco 1: Introdução teórica aos conceitos de alteridade, antropofagia cultural, corpo antropófago e análise dos principais expoentes da arte antropófaga.
Bloco 2: Colocar em prática o conhecimento adquirido por meio de exercícios de dança contemporânea e jogos físicos, a fim de gerar - em nível emocional, psíquico e corporal - novos caminhos criativos. Criação coletiva que reflita sobre a transmissão e aquisição de conhecimento através da prática de comer o corpo em movimento.
CONHECIMENTO PRÉVIO DO ESTUDANTE
Curso para estudantes, profissionais de artes vivas que desejam expandir sua maneira de pensar, perceber e abordar a linguagem corporal em seus processos de criação.